CONTADOR DE VISITAS AO BLOG

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PARALISIA DO SONO OU SONHO LÚCIDO?


Essa com certeza foi a experiência mais surpreendente e impressionante que já vivi e que já tive conhecimento.

A “paralisia do sono” ou “sonho lúcido” acontece um pouco antes de entrar no sono profundo, ou um pouco antes de acordarmos. Quase sempre quando estamos com muito sono e não conseguimos nos manter acordados. Geralmente quando dormimos de barriga para cima.

Para quem não sabe o que é, ou não tem certeza se já passou por essa situação, a paralisia do sono é quando nos acordamos mas o corpo continua “dormindo”. Estamos lúcidos, concientes, ouvimos e vemos tudo que acontece ao nosso redor, mas nosso corpo permanece imóvel, paralisado. Só depois de muito esforço conseguimos nos mover. Muitas vezes até temos alucinações visuais e auditivas enquanto nos encontramos nesse estado.

Resolví escrever um pouco sobre este assunto pois passo por isso há 10 anos, mas não tinha nem idéia do que era e que outras pessoas também tinham. Então, um dia, lendo sobre as doenças do sono, fiquei sabendo mais sobre o assunto e a experiência vivida por outras pessoas. E é mais comum do que se imagina. Pesquisas revelam que 90% da população mundial já vivieu ou um dia viverá, pelo menos uma vez, está experiencia, muitas vezes, apavorante!

A primeira vez que isso me aconteceu, eu acordei com o coração muito acelerado, e quando tentei levantar-me percebí que meu corpo estava totalmente paralisado. Mal conseguia respirar e mover os olhos. Mas estava lúcida. Entrei em pânico. Depois de muito pavor conseguí mover minha perna e finalmente despertar totalmente. Eu tinha certeza que não era um sonho, que aquilo havia sido real. Conversei com minha mãe, que achou que era algum problema cardíaco, pois comentei que meu coração havia acelerado demais, e me levou ao cardiologista. É obvio que não apareceu problema físico nenhum.

Dois anos depois passei a ter isso quase todas as noites, e também comecei ter alucinações. Acordava, via pessoas caminhando pela casa, ouvia passos, e logo imaginava que tinha alguém invadindo minha casa. Eu ficava com mais medo ainda pois não conseguia fazer nada, pois não podia me mover. Cheguei a pensar que eu estava morta, mas ainda presa ao corpo.

Agora, depois de adulta ainda passo por essa experiência. Muitas vezes, quando durmo com a televisão ligada, chego ver e escutar. Vejo meu quanto, ouço barulhos da rua, mas estou imóvel. Uma das vezes mais apavorantes foi quando acordei e sem poder mover-me, ví um homem alto, magro, usando cavanhaque, aparentando uns 26 anos de idade, se aproximando da minha cama e me apontando uma arma. Ele fazia sinal pedindo que eu não gritasse, se não ele iria atirar. Entrei em total desespero. Tentava gritar, pedir socorro, mexer meu braço, mas não conseguia. E via direitinho meu marido deitado ao meu lado. Quando ele puxou o gatilho, finalmente consegui me mexer.

Quando descobri o que é essa paralisia do sono, e que várias pessoas também passam por isso, confesso que fiquei mais aliviada. Já não entro mais em pânico, pois quando estou nesse estado sempre lembro que é preciso calma para poder despertar. Só tenho medo ainda quando vejo vultos ou escuto vozes.

Tem duas explicações para isso:
A primeira é científica, ou seja, a PARALISIA DO SONO. Dizem que quando dormimos nosso cérebro aciona um comando que paralisa nosso corpo para evitar movimentos bruscos enquanto dormimos. Um exemplo disso é que nunca conseguimos correr em nossos sonhos. Imagina se o nosso corpo não paralisasse enquanto dormimos? Estariamos sempre caindo da cama...
E o que acontece é que ao despertarmos muito rápido, nosso cérebro volta a funcionar, mas o corpo ainda demora alguns segundos. As alucinações, vultos, vozes são apenas fruto da nossa imaginação, pois como ainda estamos com sono, nossa mente fantasia como se ainda estivéssemos sonhando.

A segunda explicação é espiritual, ou seja, o SONHO LÚCIDO. Pessoas com mais tendência a paranormalidade conseguem, enquanto dormem, terem sonhos lúcidos, ou viagens astrais. Por isso acordam, mas o corpo não. Dizem que se você ficar calmo, concentrado, até consegue sair do corpo e perambular por aí, apenas em espírito, fazendo e sonhando o que quizer. Os vultos e vozes são outros espíritos se comunicando com o nosso. Dizem que até podem nos mostrar um pouco do futuro, do que irá acontecer mais a frente, enquanto estamos nesse estado. Por isso muitas pessoas tem sonhos premonitórios.

Eu acredito, em partes, nas duas explicações, mas também creio que ainda há fendas, há outras coisas por trás da PARALISIA DO SONO que ainda não foram desvendadas.
Muitas pessoas também, quando tem essa experiência, acreditam terem sido abduzidas por alienígenas. O que não é verdade, é claro!

Uma coisa é certa, quando passamos por este episódio e não sabemos bem o que está acontecendo, o pavor é imenso.


Por isso deixo o recado, quando você acordar e ver que está paralisado, tenha calma, respire fundo, tente sair do corpo e ter um sonho lúcido. Se não der, tente mover-se aos poucos, para o corpo acordar, mas não tenha medo. O medo dificulta mais ainda a situação. E lembre-se, eu também passo por isso!

5 comentários:

Anônimo disse...

É horrivel.. já tinha me aconteciso isso umas 2 vezes.. mas semana passada aconteceu por volta das 6:30 qdo vou pra faculdade.. e ontem à tarde aconteceu 3 vezes seguidas.. e sempre tem alguém se aproximando de mim, às vezes conversam.. é horrivel! Eu fecho meus olhos e rezo muito e acabo pegando no sono mas ainda paralisada! Agora eu sempre peço pra eu dormir tranquila, não ter pesadelos e só acordar na hora de ir pra faculdade. É ruim demais.. Ah! E todas as vezes que aconteceu eu estava deitada de lado.. Só de pensar que pode acontecer dá medo de durmir!

Roberta Rayane disse...

eu já passei por isso e por vários anos......... é horrível! Nunca mais quero ter isso.

Anônimo disse...

eu também passo por isso...acontece me tantas vezes que ja estou habituada. Das primeiras vezes fiquei com muito medo, mas depois habituei me..
Muito estranho..ate pensei que fosse obra do "diabo" pois ouvia vozes..e sentia alguem me tocando...mas sendo racional..n passa fruto da minha imaginaçao. fico contente por saber que n sou a unica a passar por isso!

Leni disse...

Obrigada pela forma que vc escreveu.... tenho isto desde que tinha uns 10 anos.... hoje com 33 anos, ainda continuo tendo isto.... e por incrível que pareça não consegui ainda me acostumar com isso... vejo e escuto coisas.... mas quem vai saber se é real ou não....
obrigada pelo esclarecimento...

patrick_nx silva disse...

Já passei por isso várias vezes só que nunca tinha parado pra se perguntar o que era realmente isso. Mas hj depois do almoço me deitei pra descansar um pouco deiteime de barriga pra cima e logo apaguei mas minutos depois eu estava neste estado acordado e dormindo era agoniante o pior é que não consegui acordar pra ir pro trabalho pareceu rápido mas depois de quase 4 horas foi que consegui acordar. Sentia falta de ar e tremia demais